Para quem não conhece, o WebCenter é uma das peças mais importantes na estratégia de unificação das plataformas de Middleware da Oracle. O objetivo dele é servir como front-end de todas as soluções de Middleware. Para ter uma idéia, ao instalar o Oracle BPM 11g ou o Oracle BPEL, ele instala o Webcenter e utiliza taskflows (um tipo portlet) para a interação com os usuários.
WebCenter sendo utilizado como front-end do BPM.
Voltando ao UCM
O WebCenter possui recursos de interface para o UCM bem mais... digamos, UserFriendly, do que a interface padrão do UCM. Como irei demonstrar abaixo:
Criei um Espaço de Grupo chamado IsSoap
Apliquei um modelo de comunidade, e o Spaces já fez o resto.
Tenho varias abas, uma delas documentos. Nesse Taskflow, pode-se inserir, localizar e abrir documentos do UCM, além de criar pastas e ter uma exibição mais parecida com o Windows Explorer.
Carreguei dois documentos. O formulário de checkin é bem simples, só tem o arquivo mesmo, por isso nem coloquei imagens.
Uma vez os documentos carregados pelo Spaces, eles vão direto para o repositório do UCM.
Como nesse taskflow em especial, são documentos de um espaço de grupo, o Spaces cria um ID para cada espaço de grupo e cadastra o documento com o ID como account, garantindo que somente pessoas do grupo, tenham acesso a esse account.
Claro que utilizando o Webcenter Spaces como front-end para o UCM, se perdem alguns recursos, mas com o tempo a tendência é que essa integração seja cada vais mais forte.
O Patch Set 3 do WebCenter já promete bastante novidade nesse sentido... É Só aguardar.
Mas lembrem-se que o Webcenter, além dos taskflows, suporta todos os portlets do UCM. É possível fazer bastante coisa, incluindo os workflows!.
Abraços e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário